quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Entrevista com Paulo Palozi

Foi feita uma entrevista com o jogador Paulo Palozi, que representará a Cidade de Araucária no ITT (International Title Tournament), o qual será realizado no IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) em Curitiba iniciando dia 05 de outubro e tendo fim dia 12 do mesmo mês.



Paulo Ricardo Palozi, 22 anos, professor de inglês, é mais conhecido pelos amigos como Palozi, terá a oportunidade de se tornar Mestre Fide e fazer norma para Mestre Internacional no torneio que esta por vir. O CXA (Clube de Xadrez de Araucária) foi diretamente saber quais são suas expectativas para esse grande evento, organizado pela FEXPAR (Federação de Xadrez do Paraná) em parceria com a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez).

Vamos a entrevista:

CXA: O que é o Xadrez para você?

Palozi: Xadrez... hmmm,  posso dizer que o Xadrez é muita coisa pra mim. No começo foi apenas uma curiosidade, descobri o jogo e quis aprender. Depois acabou se tornando algo mais importante, tão importante que eu dava mais valor em estudar Xadrez do que em cumprir com os deveres escolares, hahaha. Depois acabou virando profissão, comecei a ensinar. E hoje, bem... hoje ficou de tudo um pouco. A curiosidade continua e o estudo também, mas o que sustenta tudo é o amor pelo jogo e o prazer em jogar cada partida! Além do mais, o Xadrez é amizade. Pois foi através dele que encontrei os melhores amigos.


CXA: A quanto tempo joga Xadrez?

Palozi: Depende do que se entende por "jogar", hehehe. Conheci o jogo na escola e comecei a praticar com 11 anos. Com 13 já estudava com mais seriedade e assim foi... são quase 11 anos no esporte. Apesar de satisfeito por estar prestes a conquistar o título de MF, acredito que já poderia ter chegado lá (ou mais) se tivesse me dedicado ainda mais um pouco mais cedo. Mas ainda há tempo!


CXA: Qual seu tempo de estudo semanal?

Palozi: Essa é uma pergunta complicada, hehehe. Bem, quando digo que "acredito que já poderia ter chegado lá (ou mais) se tivesse me dedicado ainda mais um pouco mais cedo", me refiro a época em que o formidável professor Indião (vulgo MF Adwilhans) dava treinamentos em Araucária e dizia: "Adquiram o hábito de estudar xadrez, 20 minutos por dia são o suficiente!". Como queria ter adquirido tal hábito! Infelizmente nunca consegui, talvez não tenha me esforçado o bastante para tal, mas não vem ao caso. Sou do tipo que não tem ritmo no estudo, as vezes estudo várias horas em um único dia ou vários dias seguidos (geralmente depois de torneio, que é quando bate a empolgação) e as vezes fico um tempão sem estudar (quando foco mais em outras atividades da vida). É isso! Mas hoje em dia me esforço muito para adquirir o "hábito de estudar xadrez".


CXA: Você tem algum patrocínio para jogar?

Palozi: Não é surpresa pra ninguém (que me conheça, hehe) que sempre fui bastante "patriota" com relação a cidade em que vivo. Araucária sempre apoiou muito o esporte de modo geral. Com o xadrez não foi diferente, portanto, sou patrocinado apenas pela minha cidade. Participo do programa "Bolsa atleta", que oferece um incentivo em dinheiro para atletas de várias modalidade que integram os times oficiais da cidade, e recebo ajuda com despesas para participar de algumas competições.


CXA: Você se sente preparado para o torneio?

Palozi: Muito! A verdade é que sou muito confiante e positivo com relação a competições. Até mesmo quando não me preparo adequadamente ou suficientemente ainda me sinto preparado, hehehe.


CXA: Já analisou seus adversários? O que pensar deles?

Palozi: Alguns já conheço, outros consegui conhecer um pouco melhor pelo site da FIDE (Aqui!), que disponibiliza partidas e outras informações da maioria dos jogadores. O que pensar? Penso que todos são muito fortes mas Rei nenhum é de ferro! hehehe


CXA: Como é o preparo para um grande torneio como esse, sabendo da possibilidade de terminar o mesmo com o Titulo de Mestre Fide?

Palozi: Até pouco tempo (quando estava mais perto ainda do título) acabava me auto-pressionando por saber que cada partida vale pontos que são cruciais na obtenção do título, pois para tal preciso chegar a 2300 pontos de rating (pontuação na Federação Internacional - FIDE) e já contava com 2275 pontos. Mas depois que perdi alguns pontos em um forte torneio disputado esse ano, acabei deixando um pouco de lado essa pressão, pois como muitos mestres mais experientes já me disseram, "o rating sobe e desce, só depende de você estar jogando bem ou não", portanto, na hora certa eu chego lá!


CXA: O que você acha da iniciativa da FEXPAR e CBX de promover esse grande evento em Curitiba?

Palozi: É uma iniciativa sensacional, pois praticamente não são realizados torneios que valham norma de MI no Paraná, sem contar o fato de estar jogando bem perto de casa. Espero que outras cidades adotem a iniciativa e passem também a realizar torneios desse porte.


CXA: Qual o seu objetivo na carreira enxadrística?

Palozi: Pretendo continuar me dedicando para melhorar cada vez mais meu nível técnico e, com isso, poder participar de torneios cada vez mais fortes e, quem sabe um dia, poder conquistar o título de Grande Mestre (GM).

O Clube de Xadrez de Araucária agradece ao Paulo pela entrevista e lhe deseja boa sorte!

Um abraço!

Anderson STN


3 comentários:

  1. Palozi vai arrebenta, arrepia o tabuleiro e mostrar para que veio ao mundo okaokakoakoa...

    Estarei acompanhando, my friend... E ainda precisa marca a aula hehe...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, torcendo para Palozi destruir nesse torneio!!

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá! Com o apoio de vcs fica mais fácil conseguir um bom resultado!

    E vamos marcar Daniboy! hehehe. Abraços

    ResponderExcluir